5 tendências estratégicas para aplicar na Nuvem corporativa este ano

Containers mais abrangentes e crescimento do mercado de microsserviços são apenas algumas das tendências estratégicas para aplicar na nuvem corporativa este ano.

Publicado por Equipe Westcon-Comstor Americas em 23/07/2019

        

5 tendências estratégicas para aplicar na Nuvem corporativa este ano

A cloud computing (ou computação em nuvem) tem contribuído muito para as transformações digitais recentes e as previsões mostram que o seu crescimento não irá parar tão cedo. Pelo contrário, os fornecedores só irão expandir ainda mais os seus serviços ao redor do mundo.

Quem acha que a cloud computing apenas continuará oferecendo servidores e armazenamentos baratos está enganado. A nuvem também trará desenvolvimentos inovadores para os aplicativos das empresas. 


Para que você compreenda melhor como será essa evolução da computação em nuvem, preparamos uma lista com 5 tendências estratégicas da cloud computing corporativa neste ano de 2019. Assim você pode deixar seu cliente muito mais bem informado. 

 1 - Containers mais abrangentes

Os ambientes provenientes da nuvem estão crescendo para proporcionar suporte às interações stateful a partir das arquiteturas de armazenamento de expansão horizontal.


Enquanto fazem isso, eles também oferecem uma base para a próxima evolução no que diz respeito à computação orientada aos eventos stateless relacionados às multiclouds sem servidores.


No momento em que estamos, as empresas passarão a aderir cada vez mais ao Knative para as funções sem servidor no Kubernetes. Elas também adicionarão uma nova linha de soluções em armazenamento otimizadas para os grupos de containers.

 2 - Crescimento do mercado de microsserviços 

Os provedores de cloud computing criaram diversos mercados online baseados em soluções seguras e confiáveis em containers. Por isso é que a tendência em 2019 é o crescimento na variedade de suas soluções.


Isso ocorre porque os provedores de nuvens públicas estão aderindo a novas parcerias e aqueles que fornecem softwares se apoiam nesses canais como a principal abordagem no mercado.

3 - Aceleração na transferência de dados, aplicações e cargas 

O que irá causar a aceleração dos processos de movimentação dos ativos de TI das plataformas locais para as plataformas PaaS e IaaS será a crescente leva de ferramentas híbridas e multiclouds comerciais. Isso também deve ocasionar a diminuição de custos.


Neste ano, ainda mais organizações deverão transportar e transferir cargas de trabalho legadas sem a necessidade de que ocorra uma reescrita dos aplicativos que já existem, o que reduz os perigos técnicos geralmente relacionados às migrações mais complexas.


Os fornecedores de cloud computing públicas devem priorizar a oferta de ferramentas para migração, assim como outros serviços para colaborar com a empresa e fazer com que ela possa executar as migrações com agilidade, eficiência, bom custo-benefício e segurança.

4- Transformação do plano de roteamento de rede graças aos containers

Os sistemas operacionais de rede que fazem parte da área virtual se tornarão nativos da cloud, o que deixa todas as funções de gestão e protocolos nos microsserviços com containers criados a partir do Kubernetes.


Sendo assim, em 2019, as operadoras de rede poderão gerir as atualizações relacionadas ao gerenciamento de tráfego e ao roteamento a partir da integração do devops e de outros fluxos de operação que tenham uma implementação continuada. 


Isso fará com que elas otimizem, ou seja, somente invistam nos recursos de rede que forem essenciais, o que pode reduzir as superfícies dos ataques à rede.

 5- Aprofundamento dos portfólios dos provedores de SaaS 

Os provedores de SaaS sabem que precisam de novas técnicas e práticas para manter o seu crescimento, fazendo frente à concorrência dos provedores de IaaS e PaaS. 


Por isso, uma tendência é que eles dupliquem os seus investimentos no que diz respeito ao planejamento dos gastos da empresa, à gestão de relacionamento com cliente, ao RH, entre outras aplicações.


Dessa forma, neste ano de 2019, veremos os provedores de SaaS inaugurarem uma grande leva de produtos para verticais enquanto também melhoram os seus recursos de automação de processos e de dispositivos digitais para que o usuário produza mais.

 

Saber quais são as tendências estratégicas para aplicar na computação em nuvem e acompanhar cada uma é muito importante para que você possa oferecer novidades e atualizações aos clientes, melhorando os resultados de vendas e expandindo os negócios. 


Cloud computing é um mercado em expansão, ou seja, certamente ele só irá crescer ainda mais. Sendo assim, investir em conhecimento é fundamental para o sucesso de qualquer revenda. Não deixe de acompanhar nosso blog e mantenha-se atualizado!



CTA

Comentários

Não há comentários para esse post, seja o primeiro a comentar.
Comentários são aprovados antes de serem publicados.

Comente