Sustentabilidade organizacional: como a Inteligência Artificial está ajudando empresas

Entenda como grandes empresas como a Microsoft investem na sustentabilidade por meio da Inteligência Artificial.

Publicado por Equipe Westcon-Comstor Americas em 30/04/2019

        

Sustentabilidade organizacional: como a Inteligência Artificial está ajudando empresas

Que a sustentabilidade é uma boa e consciente atitude, todos nós sabemos. O que poucas pessoas sabem é que a sustentabilidade nas empresas, como forma de crescimento, pode ajudar muito mais do que se pensa. E ainda mais: a sustentabilidade nas empresas pode ser auxiliada por inteligências artificiais. Neste artigo explicaremos o conceito de sustentabilidade organizacional e como a inteligência artificial pode ser útil para essa sustentabilidade.

O que é a sustentabilidade organizacional?

Quando falamos em desenvolvimento sustentável, pensamos em ecologia. Não em um sentido amplo, mas no sentido de que o desenvolvimento tenta prever que não afetará as gerações futuras. Por exemplo: uma empresa que tem um desenvolvimento sustentável tenta, ao máximo, diminuir a degradação que causa indiretamente com sua produção. Isso denota a preocupação de empresa em relação ao meio ambiente, além de melhorar imagem social dela para os clientes e futuros consumidores.


A sustentabilidade organizacional visa o bem estar da sociedade como um todo a partir da preocupação com o meio ambiente e ao mesmo tempo equilibra o seu crescimento com uma produção menos degradante ao meio ambiente.


Para que uma empresa seja considerada sustentável, ela precisa adotar certas ações e atividades perante a sociedade e o meio ambiente. Um exemplo que podemos dizer são as empresas de refrigerante como a Coca-Cola, que vendem e revendem garrafas de vidro para diminuir a emissão de plástico no meio ambiente. Dessa forma, elas mantém seu crescimento enquanto equilibram o fato de denegrir, indiretamente, o meio ambiente.

Mas o que isso tudo tem a ver com tecnologia? 

A cada dia mais as empresas pensam sobre como a tecnologia poderia auxiliar dentro da sustentabilidade organizacional. A geração de energia elétrica, por exemplo, destrói o meio ambiente dependendo da forma que é gerada. Termoelétricas, por exemplo, podem afetar o meio ambiente de forma negativa. É um desafio da tecnologia melhorar a situação dessas geradoras de energia elétrica de forma que diminua a emissão de poluentes, no caso da termoelétrica, na atmosfera. Neste caso, a Inteligência Artificial faz um bom trabalho para controlar todas as variáveis presentes no processo de geração de energia elétrica. 

Como a tecnologia já está ajudando alguns processos sustentáveis

Elizabeth Willmott, que passou mais de dez anos em setores públicos e sem fins lucrativos atrás de mudanças em favor da sustentabilidade, passou a trabalhar com a tecnologia depois que se juntou à equipe que projetou o AI for Earth da Microsoft. O programa “AI for Earth” que pode ser traduzido para “IA para Terra” fornece subsídios e recursos como Inteligência Artificial para pessoas e ONGs que querem transformar o mundo de alguma forma sustentável. A crença da empresa é que a tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial, pode ajudar a solucionar partes de um dos maiores problemas do mundo. Willmott se aliou às tecnologias e hoje participa de um dos maiores grupos que buscam a sustentabilidade através da tecnologia. 


Podemos citar alguns exemplos de aplicações utilizadas especialmente para a natureza utilizando o AI for Earth. Um algoritmo de Inteligência Artificial é utilizado na rede social iNaturalist para identificar espécies de animais com precisão e facilidade dentro das imagens enviadas por quem acessa a rede social.


Já a  organização internacional sem fins lucrativos chamada The Nature Conservancy está usando a IA na nuvem da Microsoft para mostrar o valor da natureza. A Microsoft envia subsídios para indivíduos e organizações dentro de 27 países do mundo. Todos os que recebem benefícios do projeto ganham também treinamento nas ferramentas oferecidas e todo tipo de suporte relacionado aos produtos disponibilizados pela empresa. Tudo para facilitar o trabalho dos pesquisadores e cientistas a fim de um meio ambiente menos degradado. 


Além da Microsoft, temos outras empresas que visam a sustentabilidade como a Dassault Systèmes (3DS). A empresa oferece um mundo virtual para simulação e impactos de certos produtos antes de realizar, de fato, um projeto. A parceria com a tecnologia neste caso traz uma imensa economia tanto financeira quanto de recursos do meio ambiente. A aeronave chamada Solar Impulse é uma das inovações que utiliza da tecnologia da 3DS para a construção do produto.


A Inteligência Artificial e a tecnologia estão sendo utilizadas por grandes empresas na hora de criar produtos ou buscar vias alternativas de criação de certos produtos e soluções. Há inúmeras aplicações e verticais possíveis de serem exploradas, principalmente com o aumento no acesso à informação e crescente demanda por educação em nosso país. Basta enxergar as possibilidades no ramo de TI e utilizar soluções para ofertar ao seu mercado.



CTA

Comentários

Não há comentários para esse post, seja o primeiro a comentar.
Comentários são aprovados antes de serem publicados.

Comente