O que são contêineres e como implementar esses serviços?

Saiba como soluções eficientes de implementação de contêineres nos negócios podem beneficiar a produtividade e lucratividade de seus clientes.

Publicado por Equipe Westcon Americas em 28/11/2017

        

O que  são contêineres e como implementar esses serviços?

O crescimento da virtualização e principalmente do Serverless têm destacado, cada vez mais, o papel dos contêineres na TI, criando a necessidade de melhor compreender o que são e como devem ser implementados.

Contêineres são métodos utilizados na virtualização de sistemas operacionais e que beneficiam a execução das aplicações e suas dependências dentro de processos onde os recursos principais se encontram isolados.

Por meio dos contêineres é possível empacotar de maneira mais fácil e eficiente os códigos, configurações e demais elementos essenciais aos aplicativos de maneira que eles se tornem mais consistentes dentro do ambiente em que serão inseridos e colaborem com a otimização operacional, da produtividade dos desenvolvedores e do controle de suas versões.

Mais do que isso, eles beneficiam a rapidez, confiabilidade e consistência de implantação que se pode esperar dos aplicativos sem que o ambiente em que serão executados interfira, garantindo controle de recursos e melhora na eficiência da infraestrutura.

Entre os benefícios principais oferecidos pelos contêineres estão:

  1. Escalabilidade com economia;
  2. Elasticidade;
  3. Disponibilidade;
  4. Segurança.

Para entender de que maneira um ecossistema de contêiner é tão importante e garantir o alcance de todos os seus benefícios, é necessário compreender sobre o Docker.

Sua principal função é simplificar e melhorar organização dos contêineres, oferecendo ferramentas comuns que tornem mais eficientes o empacotamento dos códigos e um mecanismo otimizado para sua implementação. É por meio dele que se torna possível executar os aplicativos em qualquer lugar ou host.

A utilização das ferramentas e mecanismos do Docker permite, ainda, simplificar o gerenciamento, criando novas oportunidades para que os negócios consigam estabelecer o DevOps de maneira contínua. Assim, o Docker auxilia na otimização do próprio processo de conteinerização de códigos.


Os contêineres da Microsoft

Ecossistemas de contêineres de grande porte podem ser muito beneficiados pelas diversas opções oferecidas pelos contêineres do Windows, que atuam em cada uma das camadas na pilha de soluções. A construção dos ecossistemas com essa solução, assim, ganha ainda mais facilidade para o gerenciamento e compartilhamento de contêineres, além de otimizar o desenvolvimento dos aplicativos que são executados neles.

Por meio da solução da Microsoft, a criação de aplicativos ganha maiores opções, beneficiando o trabalho do desenvolvedor e sua produtividade, habilitando aplicativos para diferentes opções de nuvem sem exigir mudanças e reconfiguração de códigos, tornando o próprio ecossistema mais simples e impulsionando inovações. Entre os benefícios de maior destaque dos serviços Microsoft estão:


Mais opções para escolha de tipos de contêineres

É possível, de acordo com a necessidade do negócio, escolher entre contêineres na infraestrutura ou na nuvem, tanto do Windows Server quanto do Linux, sem, no entanto, ter de abrir mão do suporte de ponta a ponta oferecido pela Microsoft no momento de criar, executar e implantar esses contêineres em qualquer nuvem.


Tecnologias de contêiner mais focadas nas necessidades dos negócios

A Microsoft permite que o cliente escolha a opção que melhor atende seus negócios entre as principais ferramentas e tecnologias de open source existentes, entre elas Kubernetes, Docker Swarm e DC/OS. Todas elas habilitadas para usufruir das otimizações para o Azure com o Serviço de Contêiner do Azure.

Além disso, ainda são disponibilizados os serviços do Azure Service Fabric, para orquestração de microsserviços, e o Serviço de Aplicativo, que garante ambientes totalmente gerenciáveis e elimina a necessidade de se preocupar com infraestrutura.


Maior controle e consistência

A solução de contêineres do Windows Server permite que os aplicativos sejam habilitados para gravação única e execução em qualquer lugar. Ainda é possível que eles sejam implantados em infraestruturas locais, na nuvem (privada ou pública) e em arquiteturas híbridas.

Os serviços Microsoft ainda permitem que seja adicionada uma camada extra de isolamento aos contêineres por meio do Hyper-V, garantindo a segurança de um maior isolamento para ambientes multilocatários.


Por isso, compreender os contêineres e a forma como eles podem ser utilizados e adequados dentro das soluções existentes é essencial para que os processos das empresas sejam otimizados, garantindo maior produtividade e melhores resultados sem aumentos nos custos.



CTA

Comentários

Não há comentários para esse post, seja o primeiro a comentar.
Comentários são aprovados antes de serem publicados.

Comente