Entenda o que é o Microsoft Azure e seus principais diferenciais

Plataforma oferece inúmeras possibilidades de trabalho unificando atividades em Nuvem Híbrida.

Publicado por Equipe Westcon em 25/05/2016

        

Entenda o que é o Microsoft Azure e seus principais diferenciais

O Azure é a plataforma de Computação em Nuvem da Microsoft para programadores que querem criar, desenvolver e armazenar aplicativos de forma mais rápida, eficaz e econômica. Também para especialistas em infraestrutura de TI que tem interesse em provisionar máquinas virtuais, rede, capacidade de armazenamento e backup, além de websites e aplicativos em poucos minutos. Oferece ainda serviços de gerenciamento de bancos de dados SQL e NoSQL, além de suporte integrado capaz de extrair informações e análises dos dados disponíveis em uma empresa.

É um serviço totalmente hospedado e controlado pela Microsoft, executado em seus Data Centeres espalhados em 19 regiões do mundo.

Une em um sistema virtual todas as questões necessárias para que um especialista em TI desenvolva as tarefas em um ambiente único. O Azure  oferece processamento, memória, armazenamento, rede e virtualização em Nuvem, diminuindo drasticamente investimentos em servidores físicos, suas manutenções de hardware, atualizações de softwares, gastos com energia eltétrica e pessoal especializado para controlá-lo.

As ferramentas integradas, os modelos pré-compilados e serviços gerenciados do Azure facilitam a compilação e o gerenciamento de aplicativos empresariais, móveis, da Web, e IoT (Internet das Coisas) mais rapidamente, usando as habilidades que desenvolvedores e profissionais de TI já têm e tecnologias que eles já conhecem.

Qualquer desenvolvedor cadastrado poderá enviar seus aplicativos para o Azure e rodá-los diretamente através do serviço, que confere escalabilidade e economia de licenciamento. Além dos recursos de computação, armazenamento e administração oferecidos, a plataforma também disponibiliza uma série de serviços para a construção de aplicativos distribuídos. Oferece serviços interligados, como análise, computação, banco de dados, serviços móveis, redes e armazenamentos.

O aplicativo roda na Nuvem mas como se estivesse no próprio desktop do programador, sem precisar de muitos processamentos e instalações, que são feitas diretamente no modelo virtual. Cria aplicativos com mais rapidez, uma vez que oferece uma interface acessível e capaz de unificar em uma Nuvem operação, setorizaçao, rede, interação com o sistema, armazenamento dos dados, escalabilidade para acessar diferentes pessoas em várias partes do mundo.

O Azure dá suporte a mais ampla seleção de sistemas operacionais, linguagens de programação, frameworks, ferramentas, bancos de dados e dispositivos que milhões de desenvolvedores e profissionais de TI já trabalham e confiam como Linux, Oracle, PHP, My SQL, iOS, Android, Jour. É uma forma de facilitar a experiência de construção e agilizar seu desenvolvimento.

Em questão de economia, o programador que utiliza Azure paga somente o que estiver usando e quando usar, acompanhando suas demandas. Através de serviços de análises é possível medir essa demanda e controlar os investimentos que são feitos na plataforma.

Um de seus principais diferenciais é que o Azure já nasceu como uma Nuvem Híbrida, capaz de aproveitar os recursos locais e a Nuvem Pública de forma simples, obtendo o melhor de cada plataforma. Outro diferencial são as diversas possibilidades de IaaS (Infraestrutura como serviço) e PaaS (Plataforma como serviço) oferecidas pelo sistema, atuando juntas.

A Microsoft também foi o primeiro grande provedor de nuvem a adotar o novo padrão de privacidade de nuvem internacional, ISO 27018, garantindo mais privacidade e segurança ao usuário, passando constantemente por auditorias operacionais que ajudam a garantir que o acesso aos dados dos clientes sejam acessados somente por pessoas que sejam autorizadas.

O Azure conta com suporte durante 24 horas, por 7 dias da semana em todos os dias do ano. Está presente em 141 países, atendendo mais de 20 milhões de empresas e 1 bilhão de usuários. Recebe constantemente aporte financeiro para manter sua expansão física e garantir ainda mais a melhoria operacional de seu sistema.


CTA

Comentários

Usuário

Israel Quaresma

20/06/2017 15:24:15

Excelente resumo.


Westcon

Westcon

Muito obrigado pelo comentário, Israel. Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro do mundo de Cloud.


Comente