Microsoft Azure Disaster Recovery: a solução completa para recuperar dados importantes

Conheça a ferramenta que traz um plano perfeito de recuperação de desastre para os principais sistemas de TI, sem os custos de uma infraestrutura secundária.

Publicado por Equipe Westcon em 13/01/2017

        

Microsoft Azure Disaster Recovery: a solução completa para recuperar dados importantes

Os dados e arquivos de uma organização são aliados muito importantes para o sucesso dos negócios. Por isso, qualquer perda ou mesmo uma pequena indisponibilidade pode deixar a empresa em desvantagem competitiva. É necessário, portanto, ter um plano de continuidade de negócios que inclui recuperação de desastre para todos os principais sistemas de TI, sem ter todos os gastos que uma infraestrutura secundária exigiria.

Os principais sistemas de TI devem estar protegidos e acessíveis para todas as equipes dentro do ambiente corporativo. Com o Azure Disaster Recovery é possível obter um RPO (objetivo de ponto de recuperação) baixo e destinos de RTO (objetivo de tempo de recuperação) para cada sistema, de forma simples e barata. Com isso, são eliminados problemas com custo de Data Centers e com uma solução de recuperação de dados baseada em nuvem e projetada para as necessidades das empresas, ainda será obtida uma capacidade quase infinita.

Outros pontos a serem destacados são a unificação do gerenciamento de dados e a segurança e proteção dos mesmos. A ferramenta oferece um serviço líder de proteção de dados por meio de criptografia. Sobre os aplicativos, ela permite gerenciá-los e protegê-los com serviços como o Operations Management Suite, que inclui gerenciamento centralizado, proteção de dados integrada e soluções de disponibilidade do aplicativo. Dessa forma, o cliente pode ficar tranquilo pois seus aplicativos funcionarão quando ele mais precisar deles, seja durante uma indisponibilidade ou em um cenário de desastre. O Azure Disaster Recovery tem a solução de recuperação de desastre que protege e dá suporte nativo a uma ampla gama de aplicativos corporativos de qualquer provedor de recuperação de desastres na nuvem. É possível realizar failover dos aplicativos e de todo o Data Center com planos de recuperação em questão de horas, ao invés vez de semanas ou meses.

É recomendável que sejam testados os planos de continuidade de negócios ou executadas cópias de desenvolvimento e teste de cargas de trabalho de produção no Azure. Isso pode ser feito sempre que precisar e sem impactar os usuários. Além disso, podem ser realizados testes de novas versões de aplicativos com cópias de dados dinâmicos, e instalada a nova versão em produção no Data Center. Afinal, quando um desastre acontece, a última coisa que a empresa precisa é encontrar outro problema.

Arquitetura da solução


Enterprise Scale Disaster Recovery

Uma grande arquitetura corporativa para SharePoint, Dynamics CRM, e servidores web Linux hospedada em um Data Center com failover na infraestrutura Azure. Essa solução é criada nos seguintes serviços gerenciados do Azure: gerenciador de tráfego, recuperação de site, Azure Active Directory, Gateway VPN e rede virtual. Esses serviços executam um ambiente de alta disponibilidade, com patch e suporte, permitindo que a empresa se concentre na solução com relação ao ambiente em que eles serão executados.


SMB Disaster Recovery with Azure Site Recovery

Pequenas e médias empresas podem implementar de forma mais barata a recuperação de desastres para a nuvem usando Azure Site Recovery ou uma solução de parceiro como a Double-Take DR. 


SMB Disaster Recovery with Double Take DR

O Double-Take DR é uma solução criada nos seguintes serviços gerenciados do Azure: gerenciador de tráfego, Gateway VPN, rede virtual.


CTA

Comentários

Não há comentários para esse post, seja o primeiro a comentar.
Comentários são aprovados antes de serem publicados.

Comente