O que é o Backup do Azure e como ele protege dados corporativos?

Saiba mais sobre Backups incrementais eficientes, dados criptografados em trânsito e em repouso, e muitos outros benefícios do Backup do Azure.

Publicado por Equipe Westcon em 16/12/2016

        

O que é o Backup do Azure e como ele protege dados corporativos?

O Backup de dados é a primeira conexão do cliente com o serviço de nuvem. Por meio do backup é possível conectar facilmente a estrutura local com o cloud. A partir disso, conseguimos fornecer serviços de recuperação integrados a uma infraestrutura de primeiro nível, escalonável, duradoura e altamente disponível, sem que o cliente se preocupe com a segurança dos dados, já que eles são criptografados com redundância geográfica entre os Data Centers globais da Microsoft.

O Backup do Azure é uma solução simples e econômica que engloba tanto ferramentas testadas e comprovadas locais quanto ferramentas sofisticadas e poderosas na nuvem. Ele substitui a solução de backup local ou externo por uma solução confiável, segura e econômica baseada em nuvem. A proteção dos dados do cliente é feita onde quer que estejam - no Data Center, em filiais e escritórios remotos, ou na nuvem pública. Trabalhando o Backup do Azure de forma integrada com o Azure Site Recovery, o cliente terá acesso a ferramentas consistentes e econômicas para backups externos e recuperação operacional, e proteção de dados e disponibilidade de aplicativos unificados.

São inúmeros os benefícios do Backup do Azure. Um deles é a economia de despesas de capital para dispositivos de armazenamento locais, devido ao gerenciamento de armazenamento automático. Ele aloca e gerencia automaticamente o armazenamento de backup, com um modelo de consumo de pagamento conforme o uso. O dimensionamento é ilimitado, ou seja, o cliente tem garantias de alta disponibilidade, sem a sobrecarga de manutenção e monitoramento. Afinal, ele usa a capacidade e a escala subjacente da nuvem do Azure, com recursos não intrusivos de dimensionamento automático. 

O Backup do Azure oferece várias opções de armazenamento, para que o cliente possa escolher de acordo com sua necessidade:

  • Um blob de blocos de armazenamento com redundância local é ideal para os clientes preocupados com o preço e ainda protege os dados contra falhas de hardware local.
  • Um blob de blocos de armazenamento com replicação geográfica fornece mais três cópias em um datacenter emparelhado. As cópias adicionais ajudam a garantir que os dados de backup sejam altamente disponíveis, mesmo se ocorrer um desastre de nível de site do Azure.


Veja outros benefícios que você pode trabalhar ao oferecer o Backup do Azure aos seus clientes:

Transferência de dados ilimitada

Não há cobrança para transferências de dados de saída durante uma operação de restauração do cofre do Backup. Os dados de entrada para o Azure também são gratuitos. Funciona com o serviço de importação onde está disponível.


Criptografia de dados

A criptografia de dados permite a transmissão segura e o armazenamento de dados do cliente na nuvem pública. A senha de criptografia é armazenada na origem e nunca é transmitida nem armazenada no Azure. A chave de criptografia é necessária para restaurar quaisquer dados e somente o cliente tem acesso completo aos dados no serviço.


E de qual forma o Backup do Azure protege os dados corporativos de seu cliente?


Protege ativos críticos, onde quer que eles estejam

Dados e aplicativos ficam protegidos em todo lugar – em servidores, clientes e na nuvem. O Backup pode proteger os aplicativos críticos, incluindo SharePoint, Exchange e SQL Server, arquivos e pastas, clientes e servidores do Windows, e máquinas virtuais de IaaS do Azure.


Backup baseado em nuvem como alternativa atraente às fitas

Sabemos que os dados de empresas e organizações devem ficar guardados e protegidos durante anos. Isso gera um acúmulo de arquivos que crescem exponencialmente, o que demanda locais seguros para guardá-los. Tradicionalmente, são usadas fitas para a retenção de longo prazo e, embora essa abordagem seja simples, ela também é limitada. É onde o Backup do Azure aparece como alternativa para solucionar esse problema. Com ele, o cliente reduz custos, o tempo de recuperação é mais curto e tem até 99 anos de retenção. 


Backup como serviço seguro e confiável

No Azure, são feitos armazenamentos replicados geograficamente com seis cópias dos dados em dois Data Centers. Ou seja, eles estarão seguros em transferências e em repouso. O cliente tem 99,9% de disponibilidade de serviço com total tranquilidade operacional. 


Serviços de backup online eficientes e flexíveis

São utilizados recursos integrados, como compactação, criptografia, retenção duradoura e limitação de largura de banda, que ajudam a melhorar a eficiência de TI. Feita a propagação inicial, alterações incrementais vão ser enviadas conforme a frequência definida. Não há necessidade de correções no momento da restauração, o que reduz o objetivo de tempo de recuperação. Isso permite que os clientes retornem ao estado de execução mais rapidamente.


Quer saber mais sobre o Backup do Azure e como oferecer com profissionalismo e segurança essa ferramenta para o seu cliente? Entre em contato com o time de especialistas Westcon e aproveite para alavancar suas vendas na nuvem.


CTA

Comentários

Não há comentários para esse post, seja o primeiro a comentar.
Comentários são aprovados antes de serem publicados.

Comente