5 dicas para garantir que a Nuvem transforme negócios

Descubra quais pontos devem ser considerados no momento de otimizar processos internos e resultados corporativos com a adoção da Computação em Nuvem.

Publicado por Equipe Westcon Americas Brasil em 13/03/2018

        

5 dicas para garantir que a Nuvem transforme negócios

A transformação da Nuvem é um grande reflexo das mudanças internas das organizações, que percebem novas necessidades e formas de fazer negócios, aproveitando as tecnologias disponíveis para alcançar melhores resultados.

Essa transformação pode se apresentar de duas maneiras: reativa ou proativa. Negócios que se modificam de maneira reativa, em geral, tem maior dificuldade em conquistar resultados rapidamente. Isso porque as mudanças promovidas para que a empresa leve suas aplicações para o ambiente virtual da Nuvem são decididas conforme surgem as necessidades. Muitas vezes, isso faz com que a transformação seja feita em partes, sem considerar o negócio como um todo.

Já empresas que adotam uma postura proativa, em sua grande maioria, promovem a transformação da Nuvem com base em passos bem calculados e em estratégias bem definidas, tornando o processo mais dinâmico e apresentando melhores resultados.

As tecnologias de próxima geração, disponíveis para empresas de diferentes setores que buscam levar seus negócios para a Nuvem, oferecem diversas vantagens relacionadas à redução de custos, otimização da entrega de serviços, aumento na eficiência de processos e maior segurança.

No entanto, alcançar esses benefícios depende de garantir que a transformação seja feita de maneira correta e que, ao mesmo tempo em que se selecionam as melhores tecnologias, seja dada a devida atenção também ao público interno e ao alinhamento de todos os setores do negócio.

Existem alguns pontos que devem ser considerados para garantir que a transformação dos negócios aconteça de maneira alinhada à adoção das novas tecnologias para a Nuvem, principalmente pelas revendas de TI que fornecem esses serviços.

Conheça 5 dicas de elementos que sua revenda de TI deve levar em conta para alcançar melhores resultados para os clientes:

 

1. Saiba o que oferecer

Ser o fornecedor de serviços em Nuvem certo é essencial para que você seja capaz de transformar os negócios de seus clientes. É necessário investigar bem os benefícios que cada solução oferece, considerando planos de contingência, possibilidades de escalar os serviços e opções de ferramentas que se adequem às necessidades específicas de cada empresa.

 

2. Garanta a presença de especialistas

É essencial lembrar que a Nuvem está em constante expansão de seu ecossistema, então ter técnicos especializados alocados é essencial. Caso o cliente não possua funcionários capacitados para cuidar das aplicações, é possível oferecer serviços terceirizados e treinamentos, suprindo essa necessidade. Desta forma, a revenda ajuda, também, os funcionários que, além de poderem colaborar mais com os negócios, se sentem seguros e incentivados a continuar inovando e otimizando sua produtividade.

 

3. Redobre as atenções com segurança

Questionar os processos, entender a forma como dados são compartilhados e determinar o que são informações críticas e quais causarão menos perigo caso acessadas é essencial. Estabelecer um sistema de defesa para a rede dos clientes é primordial e só é possível oferecendo soluções que efetivamente atendem às necessidades do negócio.

  

4. Leve em consideração as soluções que a empresa utilizava antes

Contratos para serviços em Nuvem possuem grandes diferenças de outros tipos de serviços de TI, principalmente por terem como foco a flexibilidade ao longo do tempo. Assim, entender os serviços que os clientes utilizavam anteriormente é essencial para medir as expectativas e oferecer um contrato com máximo benefício para as necessidades do negócio, priorizando o fluxo de trabalho e a segurança, e cultivando uma cultura interna voltada para a Nuvem.

 

5. Ajude o cliente a ajustar os processos

Oferecer soluções de transformação em Nuvem vai muito além de vender ferramentas e equipamentos voltados para a virtualização de máquinas e aplicações. É importante acompanhar a transformação do negócio e garantir uma liderança engajada e uma equipe envolvida com o processo, de forma que os resultados desejados sejam alcançados.

 
5. Estabeleça um planejamento a longo prazo

Saiba orientar seus clientes sobre possíveis implementações e otimizações que o ambiente na Nuvem pode necessitar no futuro. É importante que ele compreenda que ela é uma solução em constante aprimoramento e que a empresa deve acompanhar sua evolução para que os resultados continuem aparecendo.

 

A medida em que a transformação na Nuvem se intensifica e modifica os negócios, o papel das revendas de TI junto aos clientes se torna mais importante. Conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já possui depende de orientá-los de maneira clara e de oferecer todo o suporte para que o negócio possa adotar novas tecnologias obtendo o máximo de seus benefícios.


CTA

Comentários

Não há comentários para esse post, seja o primeiro a comentar.
Comentários são aprovados antes de serem publicados.

Comente